Código de Feminices

Código de Feminices

terça-feira, 15 de outubro de 2013

TPM – Como se controlar? O que fazer para se sentir bem?



Tensão Pré Mestrual ou TPM, é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens, especialmente. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.
Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.

Algumas Dúvidas;

O que é tensão pré-menstrual e quais seus principais sintomas?
 Tensão pré-menstrual, ou TPM, é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. Mas, é preciso estarmos atentos: eles têm de sumir com a menstruação. Caso não desapareçam, não se trata de tensão pré-menstrual.
Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê e pode explodir sem motivo.

Quantos dias antes, mais ou menos, eles se manifestam?
É variável. Há pessoas em que aparecem 15 dias antes e outras que só se alteram um ou dois dias antes da menstruação. Neste caso, a mulher está tranquila; de repente, é acometida por dor de cabeça e, no dia seguinte, menstrua. Ou, então, no dia que antecedeu a menstruação, estava no trabalho e aparentemente sem motivo começou a brigar com todos os colegas.

Obrigatoriamente, os sintomas têm de desaparecer durante a menstruação?
 Eles têm de cessar até o fim da menstruação. Caso se prolonguem, não é TPM.  Por isso, para estabelecer um diagnóstico preciso, é importante a mulher observar o que sentiu durante o mês inteiro. Se ficou com dor de cabeça, irritada, deprimida, sem querer sair de casa, chorando à toa, é bom verificar se está perto da menstruação. Assim, também fica mais fácil aprender a controlar-se.

20 dicas para tentar controlar a TPM



1 Fique linda 
Dispense alguns minutos na frente do espelho para se arrumar, afinal, nessa fase a auto-estima está baixa. Use roupas mais alegres e um make bacana para se sentir mais bonita e autoconfiante. Faça isso, mesmo que seja para esperar seu marido.

2 Solte o som 
Ligue o rádio, coloque uma música animada e dance pela casa.“Isto levantará o seu astral, reduzirá a tensão e, principalmente, a depressão”

3 Solte a língua 
Conversar reduz a tensão, sabia? Fale com sua família sobre o que está sentindo. “Sem gritar, solicite que lhe ajudem a levar esses dias de forma mais tranquila. Todos sairão ganhando”

4 Ajude o próximo 
Faça algo para os outros e verá que muitas de suas preocupações irão desaparecer.

5 Otimize o tempo 
Use o horário do almoço para caminhar, fazer alongamento, espairecer. Se estiver com dores, tente relaxar e descansar.

6 Toda zen 
Afaste o pessimismo, o rancor, a tristeza. Tente pensar de forma positiva. Fuja dos problemas por algum tempo: saia, assista a um filme, leia um livro ou vá caminhar.

7 Conte com seu companheiro 
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas mostrou que 78,9% das 1.053 entrevistadas acreditam que o parceiro percebe quando ela está na TPM, os outros 11% ficam sem paciência, e 39,4% são indiferentes, enquanto 54,8% tentam entendê-la. “Aproveite então para negociar. Peça, por exemplo, para ele colocar as crianças para dormir, pois está sem paciência. E faça sua parte, tentando se controlar”

8 Uma coisa de cada vez 
Concentre-se nas tarefas mais importantes e adie as demais. “Algumas mulheres com TPM cobram muito de si mesmas e isso gera mais ansiedade. Ninguém pode ser perfeito em tudo. Escolha as coisas que você faz bem e dedique-se a elas”

9 Congele seu cartão de crédito 
É isso mesmo. Segundo uma pesquisa da Universidade Hertfordshire, as mulheres tendem a comprar muito e por impulso nesse período. “Ela faz uma compensação porque se sente mal, irritada, mas gastar não resolverá o problema. É preciso encontrar outra forma para contrabalancear” Que tal sair para passear e deixar a carteira em casa?

10 O primeiro passo 
Muitas mulheres sentem-se rejeitadas até pelos colegas. Nada de se boicotar, é muito mais saudável tomar a iniciativa.

11 Faça mais amor 
Cerca de um ou dois dias antes da menstruação, 70% das entrevistadas de uma pesquisa feita pela médica Mara referiram piora ou falta de libido. Além da produção do hormônio progesterona, dores na mama, irritabilidade e antidepressivos interferem no desejo. Tente vencer esses “desconfortos”, afinal, sexo é muito bom. “Quando seguido de orgasmo reduz a tensão e o nervosismo, por exemplo”

12 Mãozinha da natureza 
Se os sintomas forem leves, lance mão dos fitoterápicos (drogas extraídas das plantas). “O mais utilizado é o extraído do maracujá”, conta Mara. Além disso, a vitamina E reduz a dor nas mamas e a vitamina B6 diminui a irritabilidade.

13 Durma bem 
Para evitar insônia, não consuma muito café nestes dias. Se possível, vá para a cama e leia algo que relaxe e ajude a pegar no sono. Evite medicamentos.

14 Só um pedacinho 
“A compulsão por doce acontece porque o açúcar libera endorfina e esta atua no corpo, provocando uma sensação gostosa de bem-estar. Mas não se iluda, pois quando acabar de saboreá-lo perceberá que nada mudou, apenas seu peso”, Portanto, se essa vontade for incontrolável, escolha o de menor valor calórico e coma apenas um pedaço, aproveitando cada mordida. Se puder, tente substituí-lo por uma fruta mais docinha (e light!).

15 Controle-se 
Uma pesquisa publicada no Journal of Occupational and Environmental Medicine revelou que as mulheres que sofriam de TPM faltavam duas vezes mais no trabalho do que as outras. Ao invés disso, “Concentre-se mais nas coisas que está fazendo, fale pouco e não se envolva em discussões”. É o melhor.

16 Faça exercícios 
Eles reduzem a depressão e melhoram a auto-estima. “Além de diminuir a tensão e gastar energia, liberam serotonina e endorfina, provocando uma sensação de bem-estar”, explica Mara, que é autora do livro A mulher e os sete grandes desafios. Nadar, pedalar, caminhar... Tudo ajuda, mas deve ser praticado de forma vigorosa e regular. Por isso, escolha o que mais gosta.

17 Invista em você 
“Ioga, meditação, tai-chi-chuan, acupuntura, drenagem linfática são incríveis. Eles ajudam a relaxar e minimizar os efeitos das dores físicas e psíquicas. Também ensinam as mulheres a lidar melhor com a mente e com o corpo. A acupuntura, que já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, e a massagem ajudam muito a melhorar a cefaleia e as dores nas costas”, indica Mara.

18 Menu saudável 
Comer equilibradamente é primordial para aliviar os sintomas. Algumas regras, segundo Mara, são básicas e devem ser obedecidas: 
> Faça pequenas refeições durante o dia; 
> Limite a ingestão de calorias entre 1.500 e 2.000 por dia; 
> Coma mais frutas, verduras, carnes magras e cereais; 
> Evite ingerir cafeína, pois agravam a TPM; 
> Reduza o sal da comida. Isso diminui o inchaço e os sintomas físicos, como dores nas pernas, mamas e barriga; 
> Evite doces. A ingestão de açúcar causa retenção de sal e água; 
> Fuja do álcool. A ansiedade, a depressão e a baixa auto-estima podem fazer com que queira ingerir mais álcool. Fique atenta; 
> Consuma alimentos “diuréticos”: Morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião são ótimos aliados.

19 No divã 
As sessões de psicoterapia são indicadas para mulheres com sintomas intensos de depressão e agressividade ou com antecedentes de doenças psiquiátricas. “A terapia vai ajudá-la a entender melhor suas alterações de humor e como lidar com elas e a família, afinal, acontece TODO mês”

20 Ajuda na caixa de remédios 
Segundo Mara Diegoli, se as mudanças de hábito não fizerem o efeito esperado, a paciente deve conversar com seu médico sobre a possibilidade de usar medicamentos. 
> Os analgÉsicos aliviam as dores de cabeça, nas costas, nas mamas e até cólicas. “Devem ser ingeridos apenas quando houver o sintoma”

> Ansiolíticos (calmantes) também podem ajudar nos casos extremos de tristeza. “Eles reduzem a ansiedade e a tensão, e somente são indicados para o período pré-menstrual, pois podem causar dependência

> Os diuréticos eliminam o excesso de líquido do organismo e baixam a pressão. “Quando há muito inchaço, são os que mais funcionam”, coloca Souen. Mas nada de se automedicar, hein? 

> Antidepress ivos também são uma alternativa. “Atuam principalmente na irritabilidade, no desânimo e na tristeza. Devem ser administrados em doses pequenas e sob controle médico. Atualmente, a nova classe de antidepressivos melhora muito o humor da mulher, sem provocar efeitos colaterais importantes”

> Contracep tivos estão sendo prescritos para tratar os sintomas físicos. “Em alguns casos a interrupção da menstruação é um alívio, mas podem surgir efeitos colaterais, como sangramentos fora do período menstrual e aumento do peso. Quando os efeitos forem intensos deve-se suspender o medicamento”



Só quem é mulher sabe quais os estragos que uma tensão pré-menstrual, a famosa TPM, causa. É dor de cabeça, cólica, mau humor, vontade de chorar e aquele inchaço que faz você se sentir um elefante de tão gorda! Em média, durante a TPM, a mulher engorda de um a dois quilos. 

Claro que nem todas as mulheres sofrem com ela, e não são todos os sintomas juntos que resolvem aparecer. Mas o certo é que quando eles começarem a atrapalhar o dia a dia, o ideal é consultar um médico. 



E ai meninas, Deu para clarear um pouco as idéias?? E essas 20 dicas, foram demais né?
Se você gostou compartilha, se achou algo desnecessário comente aqui.

Beijos e borá combater a TPM!!!!!!!!!!!! #UHULLLLLL

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário